A Equipa
Na Escola de Música Lusomusic, os nossos professores são formados em instituições musicais reconhecidas e passam por um rigoroso processo de seleção para garantir a excelência no ensino. Com expertise em piano, guitarra clássica, guitarra elétrica guitarra portuguesa, baixo, contrabaixo e composição, a nossa equipa é dedicada a proporcionar uma experiência de aprendizagem musical de alta qualidade.
Os Nossos Professores
Mariana Godinho
PIANO
Mariana Godinho começou os seus estudos em 2001 na Academia de Música e Dança do Fundão onde concluiu curso complementar de piano sob orientação de Olga Silva e o de flauta sob orientação de Rui Sousa.
Frequentou diversas masterclasses com pianistas como Artur Pizarro, Dina Chevtchuck, Agustin Vergara, Nancy Lee Harper, Álvaro Teixeira Lopes, Massimiliano Valenti, Jonathan Moyer, Rachilia Mamedzade, Liubov Lavneeva, Luísa Tender, Jill Lawson, Artur Pizarro, Polina Lechenko e Sergei Edelmann. Realizou diversos concertos a solo, em formações de câmara, e com cantores em diversas salas.
Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino da Música de Lisboa.
Kiss the Rain
Yiruma
Dança dos Pássaros
António Pinho Vargas
Prelúdio nº 6
António Fragoso
José Pedro Ribeiro
PIANO
Vencedor do Prémio Jovens Músicos (música de câmara com o Trio Adamastor), do Concurso de Piano da Póvoa de Varzim em 2017 e do 2º Prémio do Prémio Jovens Músicos de 2019 (Piano – Nível Superior), tem desenvolvido uma atividade pianística nas vertentes de recital a solo, concerto e música de câmara, no seio das mais respeitadas instituições musicais do país.
No decorrer do seu percurso pianístico teve a felicidade de ser aconselhado por vários artistas nacionais e internacionais como é o caso de Markus Bellheim, Christian A. Pohl, António Rosado, Artur Pizarro, Miguel Borges Coelho, Luís Pipa, Sofia Lourenço, Madalena Soveral, Miguel Henriques e Jorge Moyano.
Dos pontos altos da temporada de 2019/2020 salientam-se o Triplo Concerto de Beethoven com o Trio Adamastor e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direção do Maestro Vasco Pearce de Azevedo e recital no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian.
André Gomes
PIANO
Mestre em educação e especialista no ensino da improvisação no piano para alunos iniciados, André Gomes é um promissor pianista de Jazz que alia o saber tocar ao saber ensinar.
É Licenciado em ciências musicais, e detém o mestrado na variante de etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa, com a defesa da sua tese sobre a receção do jazz na Ilha Terceira. Mais tarde, ganhou a bolsa de investigação pelo INET para a organização do espólio de Luis Villas-Boas no Hot Clube de Portugal. É igualmente licenciado em Piano Jazz pela Escola de Música de Lisboa e terminou o seu mestrado em Ensino da Música em Jazz.
Durante o seu percurso teve a oportunidade de privar e de aprender com mestres como Pedro Moreira, João Paulo Esteves da Silva, Óscar Graça, Filipe Melo e de tocar como pianista em diversos contextos desde o jazz, ao pop, à musica popular e à musica erudita.
Natal dos Simples
Improvisação
Vai Ficar Tudo Bem 38
Uma Melodia Nobre
Filipe Gaio Pereira
PIANO
Filipe Gaio Pereira é um pianista português diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde terminou a sua Licenciatura e Mestrado, ambos com distinção, sob orientação do Professor Doutor Miguel Henriques.
Frequenta atualmente o Mestrado em Interpretação de Música Clássica e Contemporânea, na Escola Superior de Música da Catalunha - em Barcelona - guiado por Denis Lossev.
Iniciou os seus estudos na Escola de Artes do Norte Alentejano - em Portalegre - e desde então frequentou outras instituições, trabalhando com vários professores entre os quais, Nataly Klatev, Conceição Fryxell, Nuno Batoca, Jan Wierzba e Philippe Marques.
Tem-se apresentando regularmente tanto a solo - destacando-se a interpretação do Concerto no23 de Mozart com a Orquestra Sinfónica da ESML, sob a direção do maestro Vasco Pearce de Azevedo - como em recitais de música de câmara, tendo oportunidade de ter aulas e masterclasses com algumas figuras de relevo tais como: Jorge Moyano, Elisabeth Joyé (cravo), Henri Sigfridsson, Eldar Nebolsin e Milana Chernyavska.
Luís Coelho
GUITARRA PORTUGUESA
Licenciado em música na vertente de instrumento (Guitarra Portuguesa) pela ESART, na classe de Guitarra Portuguesa do Mestre Custódio Castelo tendo terminado o curso coma classificação máxima no seu instrumento.
Iniciou os seus estudos em Guitarra Portuguesa com o Professor João Torre Valle na Escola de Música do Conservatório Nacional. Mais Tarde ingressa na Escola do museu do Fado onde tem aulas com o Mestre António Parreira.
Enquanto músico, já actuou como guitarrista em diversos palcos nacionais e internacionais como acompanhador de fado e como solista.
Inconstância
Contos de Cordas
Crepúsculo
Epifania de Sentimentos
Crepúsculo
Epifania de Sentimentos
Crepúsculo
Epifania de Sentimentos
CATARINA BASTOS
VIOLINO
Natural de Vila Nova de Gaia, iniciou os estudos aos 5 anos de idade na Escola de Música de Perosinho com a professora Maria João Silva e posteriormente com a professora Vera Sousa.
Em 2012 ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas na classe dos professores Augusto Trindade e Alexandra Trindade onde concluiu a licenciatura em Música, variante Instrumento – Violino. Mais tarde, na mesma instituição concluiu o mestrado em Ensino da Música.
Em 2015 obteve o 1.º prémio no concurso Folefest na categoria de música de câmara.
Realizou masterclasses com Ana Sofia Mota, Aníbal Lima, Augusto Trindade e Sergey Arutyunyan. Ao longo do percurso tem vindo a colaborar com orquestrasnomeadamente a Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Filarmónica Portuguesa e Ensemble MPMP, onde teve oportunidade de trabalhar com maestros como: Pedro Neves, Jean Marc Brufin, Lawrence Foster, Joana Carneiro, Michel Corboz, Jukka-Pekka Saraste, Jan Wierzba, entre outros.
Vasco Pimentel
PIANO
Vasco Rosado Pimentel, pianista português nascido a 31 de Janeiro de 1994. Aos quatro anos de idade começou a aprender piano com a professora Lilia Rakova. Aos dez anos ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde completou o 8º grau de piano clássico, com o professor Martin Gerhardt. Paralelamente ao ensino do piano clássico, estudou percussão na Escola da Orquestra Metropolitana de Lisboa e estudou bateria na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas.
Aos 14 anos manifestou o seu interesse pelo jazz e teve como professores: a pianista Paula Sousa; o pianista Dan Hewson e a pianista Ana Araújo. Fez o curso de piano na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas com o pianista e professor Óscar Graça. Em 2019 completou o curso de Mestrado em piano jazz na Escola Superior de Música de Lisboa com o pianista João Paulo Esteves da Silva, seu professor durante 5 anos.
Participou em vários workshops de jazz em Portugal e em Espanha onde teve oportunidade de ter aulas com Aaron Goldberg, Jorge Rossy, Jeff Ballard, Michael Kanan, Ben Street, entre outros. Tem atuado com várias formações de Jazz e World Music tendo já pisado o palco de festivais importantes como o “EDP Cool Jazz” ou “Dias da Música” no CCB, com os seus mais recentes projetos Vasco Pimentel Trio e o duo “Jugalbandish”, piano e tablas. Gravou como sideman discos com Inês Pimenta “Son of Daedalus” (2018) e com Gonçalo Sousa “Nova Construção” (2019). Em 2022 lançou o seu primeiro disco “Walkabout” com a editora Odradek.
Nivaldo Sousa
GUITARRA CLÁSSICA
Nivaldo Sousa é Licenciado em Guitarra Clássica na variante de Execução pela Escola Superior de Música de Lisboa sob orientação do Professor António Gonçalves.
Começou os seus estudos em 1996 no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo onde concluiu com nota máxima o curso complementar de Guitarra Clássica sob orientação de José Sousa (aluno de Piñeiro Nagy).
Durante o seu percurso a par da música erudita foi desenvolvendo projetos e parcerias com bandas de pop/rock e orquestras de jazz tendo trabalhado com os maestros Pedro Moreira e Claus Nymark. Na Guitarra Clássica realizou diversos recitais em museus e igrejas na Região Autónoma dos Açores e na Grande Lisboa. Também participou como executante em Masterclasses com Fábio Zanon e Cezar Silva.
É professor de instrumento desde outubro de 2009.
Daniel Silva
GUITARRA ELÉTRICA
Daniel Silva é licenciado em Música na Comunidade pela Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Ao longo da sua formação teve o prazer de aprender e trabalhar com os professores Carlos Garcia, Manon Marques, António Andrade Santos, entre outros.
É professor de música no Agrupamento de Escolas Pedro Jacques Magalhães. Estende a sua atividade pedagógica colaborando também no projeto musical, “Bolinha de Música”.
Como guitarrista freelancer participa em projetos de diversos estilos de música e escreve regularmente peças originais e arranjos para diferentes tipos de grupos. Integra atualmente o duo acústico, "Stereo Duo”. É desde 2022 ensaiador do grupo coral sénior da ARPI, para onde tem escrito vários arranjos e peças originais.
Hugo Ribeiro
COMPOSIÇÃO E CULTURA MUSICAL, ORQUESTRAÇÃO E COMPOSIÇÃO LIVRE
Hugo Ribeiro nasceu em Lisboa em 1983 e iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas, onde estudou com Vera Belozorovitch (Piano) e Carlos Marecos (Análise e Técnicas de Composição). Terminou o curso de composição em 2005 na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Luís Tinoco, António Pinho Vargas, Christopher Bochmann, entre outros.
Em 2007, concluiu o mestrado em composição na Royal Academy of Music em Londres com Simon Bainbridge e Paul Patterson.
Recentemente, foi o vencedor do Prémio Musa com a obra Poemas Sem Nome para coro misto a cappella.Prémio Fernando Lopes Graça
Os Mortos Viajam de Metro
Ricardo Cruz
BAIXO E CONTRABAIXO
Ricardo Cruz é um baixista, compositor e produtor musical português. Estudou na escola do Hot Clube de Portugal e no Taller de Músics de Barcelona. Fez parte do grupo Idéfix Generator de Sérgio Pelágio. Tocou com Paulo Gonzo, Mafalda Veiga, Dulce Pontes, Camané e Mafalda Arnauth. Foi director musical do grupo de Mariza até 2003. É produtor dos discos de António Zambujo desde 2000.
Tiago Amado
CANTO LÍRICO
Tiago Amado Gomes iniciou os seus estudos musicais em Violoncelo e Canto no Conservatório de Música do Choral Phydellius. Prosseguiu os estudos em canto na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e Escola Superior de Música de Lisboa. Trabalhou com Sílvia Mateus, Benjamin Appl, Jill Feldman, Luís Rodrigues, Paulo Ferreira, Elisabete Matos, Christian Hilz, Susanne Rydén, Lúcia Lemos, Ricardo Panela. Premiado com “Extraordinary Music Talent” pela Austria Barock Akademie, prémio “Melhor Interpretação de Canção Portuguesa” e “Prémio do Público” pela Fundação Rotária Portuguesa.
Foi Zareski em “Eugene” Onegin, Op. 24 de Tchaikovsky; Conde de Almaviva em “Le Nozze di Figaro”; Don Giovanni em “Don Giovanni” de W.A. Mozart; Ben em “The Telephone” de Gian Carlo Menotti; Marco em “Gianni Schicchi” de Giacomo Puccini;Figaro em “Beaumarchais” do Maestro Pedro Amaral em conjunto com a companhia de teatro Mala Voadora; Mad King em "The Eight Songs for a Mad King" de Sir Peter Maxwell Davies; The Bridegroom em “Labyrinth” de G. C. Menotti; entre outros.
Fernando Dalcin
BANDOLIM
Nascido em 1993 na capital de São Paulo, Dalcin é natural da zona leste da cidade. Aos nove anos de idade, iniciou seus estudos no cavaquinho de maneira autodidata. Tendo escolhido o bandolim como instrumento principal e o Choro como sua linguagem principal, o jovem músico teve o privilégio de crescer nas rodas de Choro tradicionais de São Paulo e nestas, pôde aprender através da convivência com bandolinistas mais velhos, como Izaías Bueno de Almeida, Milton Mori e Danilo Brito.
No mesmo ano de 2018, Dalcin criou o espetáculo "Jacob do Bandolim-Outras Composições", que presta uma homenagem ao mestre do bandolim brasileiro, interpretando músicas inéditas e alguns clássicos do compositor. No início do ano de 2019, o espetáculo “Outras Composições” conquistou o primeiro lugar com nota máxima na categoria "Novos Talentos" no edital promovido pelo BNDES.
Carlos Menezes
BAIXO / CONTRABAIXO
Maria Teresa Lacerda
PIANO
Maria Teresa Lacerda fez os estudos em Piano no Conservatório Bonfim (Braga), sob orientação de Maria Amélia Ribeiro. É mestre em Ciências Musicais, variante Etnomusicologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), com uma dissertação entitulada Música e Turismo no Estado Novo: Actividade musical na vila termal de Vidago (1933-1974), orientada por Pedro Roxo. Actualmente encontra-se a desenvolver a sua tese de doutoramento em Etnomusicologia, na mesma instituição, com uma equipa de orientação composta por Alix Didier Sarrouy e Iñigo Sánchez-Fuarros. Participa em diversos projectos musicais, maioritariamente enquanto pianista.
A Equipa
Mariana Godinho
DIRETORA DA ESCOLA
Manon Marques
DIRETORA PEDAGÓGICA
A Manon Marques fez os estudos de Piano no Instituto Gregoriano de Lisboa. É licenciada em Ciências Musicais pela FCSH e é mestre em Formação Musical pela ESML. Lecciona na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Educação de Lisboa desde 2009, sendo co-coordenadora da licenciatura em Música na Comunidade. Trabalha com a Lusomusic desde 2013, sendo a responsável pedagógica pelo método de aprendizagem de piano criado pela Lusomusic.
Vem conhecer a Lusomusic
Marca a tua aula experimental gratuita.