A Equipa

Na Escola de Música Lusomusic, os nossos professores são formados em instituições musicais reconhecidas e passam por um rigoroso processo de seleção para garantir a excelência no ensino. Com expertise em piano, guitarra clássica, guitarra elétrica guitarra portuguesa, baixo, contrabaixo e composição, a nossa equipa é dedicada a proporcionar uma experiência de aprendizagem musical de alta qualidade.

Os Nossos Professores

Mariana Godinho

PIANO

Mariana Godinho começou os seus estudos em 2001 na Academia de Música e Dança do Fundão onde concluiu curso complementar de piano sob orientação de Olga Silva e o de flauta sob orientação de Rui Sousa. 

Frequentou diversas masterclasses com pianistas como Artur Pizarro, Dina Chevtchuck, Agustin Vergara, Nancy Lee Harper, Álvaro Teixeira Lopes, Massimiliano Valenti, Jonathan Moyer, Rachilia Mamedzade, Liubov Lavneeva, Luísa Tender, Jill Lawson, Artur Pizarro, Polina Lechenko e Sergei Edelmann. Realizou diversos concertos a solo, em formações de câmara, e com cantores em diversas salas.

 Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino da Música de Lisboa.

Kiss the Rain

Yiruma

Dança dos Pássaros

António Pinho Vargas

Prelúdio nº 6

António Fragoso

José Pedro Ribeiro

PIANO

Vencedor do Prémio Jovens Músicos (música de câmara com o Trio Adamastor), do Concurso de Piano da Póvoa de Varzim em 2017 e do 2º Prémio do Prémio Jovens Músicos de 2019 (Piano – Nível Superior), tem desenvolvido uma atividade pianística nas vertentes de recital a solo, concerto e música de câmara, no seio das mais respeitadas instituições musicais do país. 

No decorrer do seu percurso pianístico teve a felicidade de ser aconselhado por vários artistas nacionais e internacionais como é o caso de Markus Bellheim, Christian A. Pohl, António Rosado, Artur Pizarro, Miguel Borges Coelho, Luís Pipa, Sofia Lourenço, Madalena Soveral, Miguel Henriques e Jorge Moyano.

Dos pontos altos da temporada de 2019/2020 salientam-se o Triplo Concerto de Beethoven com o Trio Adamastor e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direção do Maestro Vasco Pearce de Azevedo e recital no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian.

André Gomes

PIANO

Mestre em educação e especialista no ensino da improvisação no piano para alunos iniciados, André Gomes é um promissor pianista de Jazz que alia o saber tocar ao saber ensinar. 

É Licenciado em ciências musicais, e detém o mestrado na variante de etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa, com a defesa da sua tese sobre a receção do jazz na Ilha Terceira. Mais tarde, ganhou a bolsa de investigação pelo INET para a organização do espólio de Luis Villas-Boas no Hot Clube de Portugal. É igualmente licenciado em Piano Jazz pela Escola de Música de Lisboa e terminou o seu mestrado em Ensino da Música em Jazz.

Durante o seu percurso teve a oportunidade de privar e de aprender com mestres como Pedro Moreira, João Paulo Esteves da Silva, Óscar Graça, Filipe Melo e de tocar como pianista, a solo e em grupo, em diversos contextos desde o jazz, ao pop, à musica popular e à musica erudita.

Natal dos Simples

Improvisação

Vai Ficar Tudo Bem 38

Uma Melodia Nobre

Tiago Silva

VIOLA DE FADO

Iniciou a sua aprendizagem musical no conservatório de Santarém mas cedo percebeu que o seu percurso musical estaria ligado ao Fado. 

Desde cedo começou a tocar nas mais variadíssimas Casas de Fado de Lisboa, tais como “O Faia”, “Clube de Fado”, “Sr. Vinho”, “Marquês da Sé”, “Bacalhau de Molho”, “Adega Machado”; “Luso” e “Tasca do Chico” e trabalha com diversos Fadistas como “Pedro Moutinho”, “Paulo Bragança”, entre outros. 

Reuniu amplos conhecimentos sobre Fado passados pelos seus mestres e gosta de ensinar e passar o testemunho transmitindo esses mesmo conhecimentos.

Luís Coelho

GUITARRA PORTUGUESA

Licenciado em música na vertente de instrumento (Guitarra Portuguesa) pela ESART, na classe de Guitarra Portuguesa do Mestre Custódio Castelo tendo terminado o curso coma classificação máxima no seu instrumento. 

Iniciou os seus estudos em Guitarra Portuguesa com o Professor João Torre Valle na Escola de Música do Conservatório Nacional. Mais Tarde ingressa na Escola do museu do Fado onde tem aulas com o Mestre António Parreira. 

Enquanto músico, já actuou como guitarrista em diversos palcos nacionais e internacionais  como acompanhador de fado e como solista.

Inconstância

Contos de Cordas

Crepúsculo

Epifania de Sentimentos

Crepúsculo

Epifania de Sentimentos

Crepúsculo

Epifania de Sentimentos

VERONIKA TARABAN

VIOLINO

Veronika Taraban iniciou os seus estudos aos 5 anos de idade e como aluna concluiu o Curso Básico Profissional de Instrumento, Curso Profissional de Instrumentista e Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa. Participou em vários concursos nacionais e internacionais, tendo sido distinguida com vários prémios como laureada de 1o prémio no “Prémio Jovens Músicos” na categoria de Música de Câmara - Nível Superior, Grand-Prix no “Fórum Internacional – Interpretação Musical e Pedagogia no Século XXI”, 1° prémio no Concurso Internacional de Alexey Gorohov, entre outros. 

Como solista apresentou-se sob a direção dos Maestros Élio Leal, Fernando Marinho, Jan Wierzba e José Eduardo Gomes. Frequentou cursos e masterclasses de aperfeiçoamento com músicos como Alissa Margulis, Gerardo Ribeiro, Igor e Vesna Gruppman, Ilya Grubert, Natália Morozova, Pavel Vernikov, Svetlana Makarova, entre outros.
Tem se apresentado em diversas salas nacionais tanto a solo como em música de câmara e atualmente é aluna de Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música de Lisboa.

Miguel Carvalhinho

GUITARRA CLÁSSICA, VIOLA BEIROA

É doutorado em música pela Universidade de Extremadura (2006, Espanha). Em 1993 entrou no “Conservatoire National de Région d’Aubervilliers – la Courneuve – Paris”, na classe do professor Alberto Ponce . Em 1995 termina o curso superior com a classificação máxima: “Premier Prix à l’Unanimité avec les Felicitations du Jury”. 

Actualmente é professor de Guitarra Clássica na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e na Lusomusic. 

Realiza há vários anos uma pesquisa sobre a viola beiroa, sendo co-autor do método de Viola Beiroa com o mestre Alísio Saraiva. Viola Beiroa é da família das violas de arame portuguesesas, como a Viola Braguesa, a Viola Amarantina, a Viola Campaniça, a Viola de Arame da Madeira e a Viola da Terra dos Açores.

Nivaldo Sousa

GUITARRA CLÁSSICA

Nivaldo Sousa é Licenciado em Guitarra Clássica na variante de Execução pela Escola Superior de Música de Lisboa sob orientação do Professor António Gonçalves. 

Começou os seus estudos em 1996 no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo onde concluiu com nota máxima o curso complementar de Guitarra Clássica sob orientação de José Sousa (aluno de Piñeiro Nagy).
Durante o seu percurso a par da música erudita foi desenvolvendo projetos e parcerias com bandas de pop/rock e orquestras de jazz tendo trabalhado com os maestros Pedro Moreira e Claus Nymark. Na Guitarra Clássica realizou diversos recitais em museus e igrejas na Região Autónoma dos Açores e na Grande Lisboa. Também participou como executante em Masterclasses com Fábio Zanon e Cezar Silva.
É professor de instrumento desde outubro de 2009. 

Daniel Silva

GUITARRA ELÉTRICA

Daniel Silva é licenciado em Música na Comunidade pela Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Ao longo da sua formação teve o prazer de aprender e trabalhar com os professores Carlos Garcia, Manon Marques, António Andrade Santos, entre outros. 

É professor de música no Agrupamento de Escolas Pedro Jacques Magalhães. Estende a sua atividade pedagógica colaborando também no projeto musical, “Bolinha de Música”. 

Como guitarrista freelancer participa em projetos de diversos estilos de música e escreve regularmente peças originais e arranjos para diferentes tipos de grupos. Integra atualmente o duo acústico, "Stereo Duo”. É desde 2022 ensaiador do grupo coral sénior da ARPI, para onde tem escrito vários arranjos e peças originais.

Hugo Ribeiro

COMPOSIÇÃO E CULTURA MUSICAL, ORQUESTRAÇÃO E COMPOSIÇÃO LIVRE

Hugo Ribeiro nasceu em Lisboa em 1983 e iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas, onde estudou com Vera Belozorovitch (Piano) e Carlos Marecos (Análise e Técnicas de Composição). Terminou o curso de composição em 2005 na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Luís Tinoco, António Pinho Vargas, Christopher Bochmann, entre outros.

Em 2007, concluiu o mestrado em composição na Royal Academy of Music em Londres com Simon Bainbridge e Paul Patterson.

Recentemente, foi o vencedor do Prémio Musa com a obra Poemas Sem Nome para coro misto a cappella.



Prémio Fernando Lopes Graça

Os Mortos Viajam de Metro

Ricardo Cruz

BAIXO E CONTRABAIXO

Ricardo Cruz é um baixista, compositor e produtor musical português. Estudou na escola do Hot Clube de Portugal e no Taller de Músics de Barcelona. Fez parte do grupo Idéfix Generator de Sérgio Pelágio. Tocou com Paulo Gonzo, Mafalda Veiga, Dulce Pontes, Camané e Mafalda Arnauth. Foi director musical do grupo de Mariza até 2003. É produtor dos discos de António Zambujo desde 2000.



Tiago Amado

VOZ

Tiago Amado Gomes iniciou os seus estudos musicais em Violoncelo e Canto no Conservatório de Música do Choral Phydellius. Prosseguiu os estudos em canto na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e Escola Superior de Música de Lisboa. Trabalhou com Sílvia Mateus, Benjamin Appl, Jill Feldman, Luís Rodrigues, Paulo Ferreira, Elisabete Matos, Christian Hilz, Susanne Rydén, Lúcia Lemos, Ricardo Panela. Premiado com “Extraordinary Music Talent” pela Austria Barock Akademie, prémio “Melhor Interpretação de Canção Portuguesa” e “Prémio do Público” pela Fundação Rotária Portuguesa.


Foi Zareski em “Eugene” Onegin, Op. 24 de Tchaikovsky; Conde de Almaviva em “Le Nozze di Figaro”; Don Giovanni em “Don Giovanni” de W.A. Mozart; Ben em “The Telephone” de Gian Carlo Menotti; Marco em “Gianni Schicchi” de Giacomo Puccini;Figaro em “Beaumarchais” do Maestro Pedro Amaral em conjunto com a companhia de teatro Mala Voadora; Mad King em "The Eight Songs for a Mad King" de Sir Peter Maxwell Davies; The Bridegroom em “Labyrinth” de G. C. Menotti; entre outros.


Fernando Dalcin

BANDOLIM


Nascido em 1993 na capital de São Paulo, Dalcin é natural da zona leste da cidade. Aos nove anos de idade, iniciou seus estudos no cavaquinho de maneira autodidata. Tendo escolhido o bandolim como instrumento principal e o Choro como sua linguagem principal, o jovem músico teve o privilégio de crescer nas rodas de Choro tradicionais de São Paulo e nestas, pôde aprender através da convivência com bandolinistas mais velhos, como Izaías Bueno de Almeida, Milton Mori e Danilo Brito.

No mesmo ano de 2018, Dalcin criou o espetáculo "Jacob do Bandolim-Outras Composições", que presta uma homenagem ao mestre do bandolim brasileiro, interpretando músicas inéditas e alguns clássicos do compositor. No início do ano de 2019, o espetáculo “Outras Composições” conquistou o primeiro lugar com nota máxima na categoria "Novos Talentos" no edital promovido pelo BNDES.

Maria Teresa Lacerda

PIANO

Maria Teresa Lacerda fez os estudos em Piano no Conservatório Bonfim (Braga), sob orientação de Maria Amélia Ribeiro. É mestre em Ciências Musicais, variante Etnomusicologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), com uma dissertação entitulada Música e Turismo no Estado Novo: Actividade musical na vila termal de Vidago (1933-1974), orientada por Pedro Roxo. Actualmente encontra-se a desenvolver a sua tese de doutoramento em Etnomusicologia, na mesma instituição, com uma equipa de orientação composta por Alix Didier Sarrouy e Iñigo Sánchez-Fuarros. Participa em diversos projectos musicais, maioritariamente enquanto pianista.

A Equipa

Mariana Godinho

DIRETORA DA ESCOLA

Manon Marques

DIRETORA PEDAGÓGICA

A Manon Marques fez os estudos de Piano no Instituto Gregoriano de Lisboa. É licenciada em Ciências Musicais pela FCSH e é mestre em Formação Musical pela ESML. Lecciona na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Educação de Lisboa desde 2009, sendo co-coordenadora da licenciatura em Música na Comunidade. Trabalha com a Lusomusic desde 2013, sendo a responsável pedagógica pelo método de aprendizagem de piano criado pela Lusomusic.

Vem conhecer a Lusomusic

Marca a tua aula experimental gratuita.