A lusomusic online
aprende ao teu ritmo
Aqui poderás aprender com os nossos professores sem saíres de tua casa...
Leaderboard
No leaderboard currently :(
Objetivos gerais e Estratégias
- Preparar o(a) aluno(a) para o conhecimento das características técnicas e expressivas dos instrumentos de orquestra e dominar a sua aplicação concreta no contexto estilístico de várias épocas;
- Preparar o(a) aluno(a) para o conhecimento geral dos instrumentos de orquestra e dominar as transposições de todos os instrumentos transpositores;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização de exercícios tendo em conta as diferentes camadas orquestrais;
- Preparar o(a) aluno (a) para distinguir as funções subjacentes à escrita (notação) e a sua correspondência na construção do plano orquestral;
- Preparar o(a) aluno(a) para a edição final de uma partitura orquestral e subsequente extração de partes.
Bibliografia
- Adler, S., The study of orchestration, ed. Norton. NY
- Piston, W., Orchestration, ed. Norton. NY
Objetivos
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo de linguagens normalmente distantes da sua
memória afetiva;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo dos vários tipos de cadências medievais;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento dos padrões recorrentes de ritmo e melodia (Talea e
Color);
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização de um Motete isorrítmico no estilo da Ars Nova;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo e compreensão analítica das várias formas
renascentistas;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização polifónica a 3 vozes de um Cantus Firmus dado;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização polifónica a 3 vozes de um motete sobre um texto sacro;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização do um enunciado de contraponto imitativo.
Bibliografia
- De la Motte, D., Contrapunto, ed. Labor
- Grout / Palisca, História da música ocidental, ed. Gradiva
- Leech-Wilkinson, D., Machaut’s Mass, ed. Clarendon Press
- Nery / Castro, História da Música, ed. Imprensa Nacional – Casa da Moeda
- Swindale, O., Polyphonic composition - ed. Oxford University Press
Objetivos
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo dos vários tipos de progressões harmónicas;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo e para a compreensão analítica dos vários
tipos de cadências;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização harmónica a 4 vozes de um baixo dado e de um soprano
dado;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo e compreensão analítica das várias formas
barrocas e clássicas;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo e compreensão analítica de formas livres e
de tonalidade alargada;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização do acompanhamento pianístico de um lied.
Bibliografia
- Adler, S., The study of orchestration, ed. Norton. NY
- Bochmann, C., A linguagem harmónica do tonalismo, ed. Juventude Musical Portuguesa
- Grout / Palisca, História da música ocidental, ed. Gradiva
- Piston, W., Harmony, ed. Gollancz. Londres
- Schoenberg, A., Armonía, ed. Real Musical. Madrid
- Schoenberg, A., Funciones estruturales de la armonía, ed. Labor. Barcelona
Objetivos
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo dos vários tipos de progressões harmónicas;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo e para a compreensão analítica dos vários
tipos de cadências;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização harmónica a 4 vozes de um baixo dado e de um soprano
dado;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo e compreensão analítica das várias formas
barrocas e clássicas;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo e compreensão analítica de formas livres e
de tonalidade alargada;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização do acompanhamento pianístico de um lied.
Bibliografia
- Adler, S., The study of orchestration, ed. Norton. NY
- Bochmann, C., A linguagem harmónica do tonalismo, ed. Juventude Musical Portuguesa
- Grout / Palisca, História da música ocidental, ed. Gradiva
- Piston, W., Harmony, ed. Gollancz. Londres
- Schoenberg, A., Armonía, ed. Real Musical. Madrid
- Schoenberg, A., Funciones estruturales de la armonía, ed. Labor. Barcelona
Objetivos
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo de linguagens normalmente distantes da sua
memória afetiva;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo dos vários tipos de cadências medievais;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento dos padrões recorrentes de ritmo e melodia (Talea e
Color);
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização de um Motete isorrítmico no estilo da Ars Nova;
- Preparar o(a) aluno(a) para o reconhecimento auditivo e compreensão analítica das várias formas
renascentistas;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização polifónica a 3 vozes de um Cantus Firmus dado;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização polifónica a 3 vozes de um motete sobre um texto sacro;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização do um enunciado de contraponto imitativo.
Bibliografia
- De la Motte, D., Contrapunto, ed. Labor
- Grout / Palisca, História da música ocidental, ed. Gradiva
- Leech-Wilkinson, D., Machaut’s Mass, ed. Clarendon Press
- Nery / Castro, História da Música, ed. Imprensa Nacional – Casa da Moeda
- Swindale, O., Polyphonic composition - ed. Oxford University Press
Objetivos gerais e Estratégias
- Preparar o(a) aluno(a) para o conhecimento das características técnicas e expressivas dos instrumentos de orquestra e dominar a sua aplicação concreta no contexto estilístico de várias épocas;
- Preparar o(a) aluno(a) para o conhecimento geral dos instrumentos de orquestra e dominar as transposições de todos os instrumentos transpositores;
- Preparar o(a) aluno(a) para a realização de exercícios tendo em conta as diferentes camadas orquestrais;
- Preparar o(a) aluno (a) para distinguir as funções subjacentes à escrita (notação) e a sua correspondência na construção do plano orquestral;
- Preparar o(a) aluno(a) para a edição final de uma partitura orquestral e subsequente extração de partes.
Bibliografia
- Adler, S., The study of orchestration, ed. Norton. NY
- Piston, W., Orchestration, ed. Norton. NY